A Toxina botulínica é mundialmente conhecida por sua utilização na dermatologia e cosmética, porém também pode ser uma forte aliada no combate á dor.
A toxina botulínica age inibindo a liberação de acetilcolina, que é uma substância responsável pela contração muscular, reduzindo assim a dor causada por tensão muscular.
Além disso, a toxina também é capaz de reduzir a liberação do glutamato, que é neurotransmissor responsável pela transmissão do estímulo doloroso, havendo assim redução da sensação de dor, assim como ela é capaz de inibir certas substâncias inflamatórias, auxiliando também assim como um anti-inflamatório local.
Desta forma a toxina botulínica torna-se uma arma terapêutica muito útil em pacientes com dor crônica, principalmente nas neuropatias dolorosas, enxaqueca e cefaleia do tipo tensional, assim como sua aplicação em pontos gatilhos na síndrome dolorosa miofascial.
No caso específico da enxaqueca refratária, há um protocolo específico, chamado PREEMPT, para aplicação da toxina botulínica em 31 pontos da região do crânio e da cervical, podendo gerar alívio da dor por até 3 meses.
Então, ficou curioso sobre esse tipo de tratamento? Deseja mais informações? Entre em contato, pois podemos aliviar a sua dor e lhe trazer melhor qualidade de vida!